
A fonoaudiologia é a ciência da área da Saúde que atua na promoção, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e outros sistemas.
Quando procurar um Fonoaudiólogo?
Muitas mães e pais acham que devem procurar um fonoaudiólogo deve ser procurado somente quando ocorre algum problema na voz ou fala, porém isso não é verdade.
Além de tratar problemas na fala, o profissional atua em diversas áreas.
O problema é quando a criança cresce com limitações na comunicação e fala, podendo gerar outras complicações.
O tratamento pelo profissional trabalhará as habilidades sociais, através do uso de estratégias diversas, e deve ser feito sempre o mais breve possível para evitar que as condições mais graves.
Problemas mais comuns
Alguns dos problemas mais comuns que podem se relacionar à fonoaudiologia são:
- Amamentação;
- Dificuldade para engolir;
- Rouquidão;
- Problemas na audição;
- Distúrbios de leitura e escrita;
- Problemas de fala.
Áreas específicas da Fonoaudiologia
Audiologia: elabora e acompanha programa de prevenção e promoção da saúde auditiva, realiza avaliações audiológicas, adaptação de próteses auditivas e reabilitação auditiva.
Linguagem: avalia, previne, diagnostica e trata distúrbios como – atraso de linguagem, trocas de sons na fala e de letras na escrita, gagueira e distúrbios de aprendizagem. Auxilia pessoas com dificuldade de comunicação.
Motricidade Orofacial: avalia, previne, diagnostica e trata problemas relacionados à sucção, deglutição, mastigação, respiração e fala. Trabalha também com o aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial.
Voz: adequa padrões de postura, articulação, entonação, respiração e pronúncia de profissionais que utilizam a voz em suas atividades – professores, atores, locutores, apresentadores de TV, jornalistas, cantores, atendentes de telemarketing, advogados, políticos entre outros. Avalia, previne e trata problemas vocais.
Saúde Coletiva: constrói estratégias de planejamento e gestão em saúde, no campo fonoaudiológico, com vistas a intervir nas políticas públicas, bem como atuar na atenção à saúde, nas esferas de promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais.
Fonte: Conselho Regional de Fonoaudiologia / Directsaude.com.br
Comunicação e aprendizado
O desenvolvimento da linguagem escrita é dependente da linguagem oral adquirida previamente. Aprender a falar os sons corretamente garantirá que as trocas de sons na fala não sejam transportadas também para a escrita.
A comunicação é uma habilidade essencial, e está intrínseca ao ser humano. Nós nos comunicamos através da fala, expressões faciais, gestos, contato visual, escrita, digitação e muitas outras formas. Cabe ao fonoaudiólogo então, auxiliar os pequenos nessa trilha até a comunicação eficiente. O desenvolvimento correto da linguagem, fala e audição, ajudam os pequenos a estabelecerem uma comunicação com o mundo e proporciona para eles a confiança necessária para buscar novos desafios, aprender, estabelecer conexões.
Agende uma consulta!
Além das melhorias que refletem diretamente na fala das crianças, o tratamento fonoaudiológico conta com uma série de efeitos que facilitam o dia a dia dos pequenos, e continuarão ajudando com o passar dos anos, refletindo até mesmo na vida adulta.
Na clínica Só Crianças temos profissionais fonoaudiólogos capacitados para tratar as mais diversas condições, agende uma consulta para seu filho e comece já o tratamento.
Comments