Psicologia
Psicólogo é um profissional que busca entender os comportamentos e as funções mentais do ser humano. Ele aplica métodos científicos para compreender a psiquê humana e atuar no tratamento e prevenção de doenças mentais e melhorar sua qualidade de vida. Psicanálise, Sistêmica, Gestalt, Humanista, Junguiana, Lacaniana, Cognitiva são alguns exemplos de abordagens ou fundamentos teóricos da Psicologia. Isto torna o processo de escolha uma missão complicada para quem procura um psicólogo clínico.
DISPONÍVEL NAS UNIDADES:
DUQUE DE CAXIAS - NOVA IGUAÇU - SÃO CONRADO
DESTAQUES
Medo excessivo
O limite entre medo e fobia está na intensidade em que eles aparecem. O medo é uma sensação de receio e ansiedade frente a uma situação de perigo, enquanto a fobia é um medo específico, intenso e muitas vezes irracional e que pode paralisar. Quando expostos aos objeto que causam a fobia, os indivíduos podem sentir falta de ar, taquicardia, tremedeira e ataques de pânico, também pode desencadear outros problemas como depressão infantil, transtornos de ansiedade infantil, transtorno de deficit de atenção infantil e hiperatividade (TDAH), transtorno obsessivo compulsivo (TOC), síndrome do pânico, entre outros.
Problemas com o sono
Seja o excesso de sono ou a falta dele, o problema pode ser um sintoma de algum distúrbio maior.
Nos primeiros anos de vida é perfeitamente normal que a criança possua despertares mais frequentes. Mas se o quadro persistir para mais momentos da vida, pode ser um sinal. Crianças que não conseguem dormir sozinhas e vão para a cama dos pais todas as noites ou que fazem xixi na cama com frequência, podem apresentar medos excessivos, fobias, depressão e ansiedade.
Introspecção e isolamento
Quando a criança passa dos níveis normais de timidez e prefere se isolar à ter qualquer tipo de contato social, o alerta de que algum problema maior se faz presente soa. Alguns problemas possíveis para quadros de isolamento e introspeção se encaixam na depressão, fobia social, transtornos do espectro autista, TDAH, entre outros.
Agressividade
Crianças muito agressivas e que se irritam com facilidade podem desenvolver outros problemas. A Síndrome de Hulk, como é popularmente chamada, ou Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), é um comportamento agressivo, gerando acesso de fúria descontrolada, geralmente sem motivos aparentes, onde a pessoa perde o controle de seus impulsos violentos e pode agredir alguém através de palavras ou de forma física. Este descontrole também pode ser descarregado em animais ou objetos.
A agressividade também pode ser um sinal de TDAH, depressão, transtorno bipolar, entre outros.
Alterações de peso
Os transtornos alimentares são caracterizados por alterações e perturbações psicológicas referentes à alimentação que interferem na saúde física e mental do indivíduo. Essas alterações referem-se ao excesso de comida ou à falta dela. As consequências da obesidade infantil podem ir desde o desenvolvimento de diabetes até doenças cardíacas.
A obesidade infantil, tais quais outros tipos de transtornos como bulimia ou anorexia, podem ser distúrbios sérios referentes a alterações de peso. A depressão e a ansiedade também podem ser as causadoras.
Compulsões e obsessões
Comportamentos repetitivos, pensamentos obsessivos e compulsões, sejam elas por comida, limpeza ou outro tipo, é um sinal muito comum de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). As compulsões também são comuns no transtorno bipolar e outras doenças.
CONVÊNIOS E PARTICULAR!
*Consultar.